Try NordestIn: uma marca, um movimento, um destino, um território


Try NordestIn é uma plataforma, um movimento de inovação e promoção de destino turístico territorial, que pretende abranger todo o Nordeste de Portugal. O conceito parte da Terra Fria Transmontana, impulsionado pela Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, desenvolvido e apoiado no âmbito do projecto de Cooperação Transfronteiriça TimePyme.

O Nordeste de Portugal é dos mais ricos, belos e atrativos do país. A exuberância da paisagem, os paladares ancestrais da gastronomia, a simplicidade e estoicidade das populações com as suas manifestações populares e culturais únicas e carregadas de simbologia que nos transportam para outras eras longínquas. Mas é também uma região de prazeres egoístas. De aventuras e adrenalina e de paz e reflexão. No nordeste temos tudo. Mas temos, sobretudo, uma essência natural preservada e transmitida de gerações em gerações que, nos tempos modernos, também se adaptou às necessidades humanas e ganhou criatividade, contemporaneidade e universalidade. É uma evidência. O canto Nordeste de Portugal deve ser experimentado e descoberto.

É este conceito que vai ser trabalhado e promovido, essencialmente, no exterior.

O projecto está a ser implementado envolvendo todos os agentes directamente ligados ao turismo, públicos e privados. Foi efectuado o levantamento de todo o património edificado dos quatro concelhos da Terra Fria (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), equipamentos desportivos, culturais, auditórios que possam, por exemplo, receber congressos, miradouros, praias fluviais, parques de campismo, santuários, etc. (Foram identificados mais de 500 Pontos de Interesse de caracter público).

No sector privado está a ser efectuado o levantamento de mais de 300 Pontos de Interesse (POI): artesãos, pontos de venda de produtos locais, adegas, unidades de produção de mel, fumeiro e outros, hotelaria, restauração, empresas de animação turística, etc.

A cada promotor local é associada descrição, galeria de imagem e vídeo, contatos e coordenadas GPS, que permitem ao visitante identificar, cada lugar.

Toda esta informação consta de uma Base de Dados digitalizada, distribuída através de uma API (Interface de Programação para Aplicações), para todos os parceiros que pretendam disponibilizar a mesma informação de forma direta, completa e pesquisável, seja para o on line tradicional (portais web, páginas de internet particulares, portais dos municípios, etc.) ou para aplicações mobile.

Está em fase de implementação um portal na Internet, com o endereço www.trynordest.in, que vai ser a primeira plataforma a utilizar a API, e que vai permitir ao visitante fazer pesquisas de forma rápida e completamente interativa. No menu do portal temos informação sobre cada dos municípios, estações do ano, eventos mas também sobre a oferta turística organizada por grandes temas: Gastronomia, Aventura, Alojamento, Artesanato, Business, Circuitos, Cultural, Desporto e Lazer, Equipamentos e Serviços, Saúde, Indústria e Comércio, Natureza, Património e Lugares.

Toda esta informação, com as mesmas facilidades de pesquisa, vai ser transportada também para uma plataforma mobile.

A ideia do projeto assenta na necessidade de trabalhar com alguma escala e em rede. As redes sociais vão ser uma das ferramentas utilizadas para a promoção e nestas redes pretende-se envolver todos e cada um dos promotores envolvidos.

Muitos dos promotores não têm, até ao momento, qualquer presença on line, passam a ter um espaço próprio nesta plataforma e vão receber formação para aprender a rentabilizar o potencial da Internet e das redes sociais, uma formação que visa também estimular a união e o trabalho conjunto, tendo sempre como principio a defesa do território como um todo e em todas as suas vertentes.

A designação desta “marca/movimento” de promoção assenta num jogo de palavras:

Try – experimentar, testar, dar uma oportunidade!

Um complemento fundamental para motivar a escolha do destino a visitar e das suas potencialidades e recursos.

NorDestin’ – Um novo verbo: “Nordestinar” utilizando o Inglês como idioma perfeito para aplicar conceitos territoriais a acções. Nordestin’ é um movimento, uma acção inesquecível e enriquecedora. Para além da palavra Nordeste (de Portugal) utiliza-se a cor para diferenciar o “destin” (Destino) e “IN” na moda ou cool.

Na imagem foi adoptado o sinal gráfico Asterisco, utilizado para indicar a existência de Notas de Rodapé ou substituir palavras em pesquisas online. “Saber mais” ou “Descubra mais informação” ou “as entrelinhas”. A escolha do asterisco torna-se útil para indicar um sem número de atividades que cada grande tema engloba. Também o asterisco se torna na “mascote” com a adoção de posturas e atividades representativas de ações a desenvolver/praticar no território.

O Logótipo é composto por 7 cores, 7 asteriscos misturados e envolvidos uns nos outros representando unidade territorial e partilha de recursos. A cada cor corresponde um grande tema relacionado com atividades/serviços principais do destino: natureza, aventura, saúde, gastronomia, negócios, cultura, religião.

Este não é um projeto acabado, pelo contrário é o início de um desafio bem delineado, assente em estratégias bem definidas, que implica muito trabalho de comunicação e marketing, para conseguir a afirmação deste destino territorial no exterior.