“Try Nordestin” faz sucesso na Feira de Turismo de Valladolid


O projeto Try Nordestin, marca de gestão de destino turístico do nordeste de Portugal, esteve no centro das atenções na Intur – Feira Internacional de Turismo, que decorreu em Valladolid, Espanha, de 21 a 24 de novembro. O Try Nordestin apresentou como “stand” uma carrinha Volkswagen, de 1974, conhecida como pão-de-forma, devidamente decorada, que se tornou no local mais fotografado da feira. “É do mais original que algum dia tivemos”, confirmou a coordenadora da INTUR, tecendo enormes elogios à presença do projeto português.

Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, mostrou-se igualmente “surpreendido pela imagem do projeto” e muito agradado com essência do Try Nordestin, que sustenta a aposta da marca, do branding e promoção, nos conteúdos, na organização de toda a oferta turística em plataformas on line e de realidade aumentada. Aquele responsável manifestou “toda a disponibilidade” de, através da entidade que coordena, ajudar na promoção externa do projeto: “Uma excelente ideia, muito bem conseguida e muito bem implementada”, disse.

Também a imprensa espanhola (imprensa escrita e canais locais de televisão), centraram as atenções na pão-de-forma, presente em praticamente todas as reportagens sobre o certame.

O público em geral manifestou um enorme interesse pelo “stand”, onde dezenas de pessoas quiseram ser fotografadas.

O projeto Try Nordestin nasceu a partir da Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, no âmbito de um programa de cooperação internacional TimePyme. Nasceu com conteúdos devidamente organizados dos quatro concelhos que representa (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), mas preparado para integrar outros municípios, outras regiões, situadas no espaço físico do nordeste de Portugal. O levantamento do património e espaços públicos de interesse já tinha sido feito pelos quatro municípios envolvidos para a inserção desses pontos no Roteiro Turístico de Realidade Aumentada Welcome Guides e foi aproveitado para esta plataforma. Acrescentaram-se todos os pontos de interesse privados (alojamento, artesanato, restauração, pontos de venda de produtos típicos, etc.)

“O projeto só fica concluído em finais de dezembro deste ano e nesta primeira ação de promoção externa tivemos a certeza que não pode parar, a aceitação foi surpreendente e a imagem que projetamos muito positiva”, disse a coordenadora da Corane, Luísa Pires. A imagem foi o “chamariz” para a essência do projeto e resultou: “As pessoas queriam saber mais e depois de navegarem no nosso website e de ficarem a conhecer melhor a região manifestavam um grande interesse e até alguma surpresa por apresentarmos respostas tão diversificadas e com tanto interesse”, continuou.

O menu do website (www.trynordest.in) apresenta informação sobre cada um dos municípios, eventos e toda a oferta turística organizada por grandes temas: Gastronomia, Aventura, Alojamento, Artesanato, Business, Circuitos, Cultural, Desporto e Lazer, Equipamentos e Serviços, Saúde, Indústria e Comércio, Natureza, Património e Lugares.

Cada Ponto de Interesse (POI) tem informação descritiva, georreferenciação, imagens, vídeos, contactos, etc.

“Todos os agentes ativos ligados ao turismo, públicos ou privados, integram esta plataforma”, explicou a coordenadora do projeto.

Pelo sucesso conseguido nesta primeira experiência de promoção a Corane está a equacionar a presença do projeto em outros certames internacionais, possivelmente já na FITUR, que acontece em janeiro em Madrid. “E queremos apresentar uma candidatura à internacionalização, para podermos chegar mais longe, esperamos que entretanto outros municípios e outras associações de desenvolvimento se juntem a nós, este não é um projeto da Corane é um projeto da região, todos temos a ganhar”, rematou.