Try Nordestin’ entra em fase de promoção


O projeto Try Nordestin’, plataforma de gestão de destino turístico, já está operacional e em fase de promoção. A marca já foi apresentada na INTUR – Feira de Turismo de Interior, que decorreu em novembro último em Valladolid (Espanha), e vai ser apresentada em muitas outras feiras nacionais e internacionais de turismo, trabalho que já está em fase de programação.

Também já foi lançada uma campanha de promoção on line, para divulgar a região e atrair visitantes de todos os pontos do mundo.

Esta Plataforma, através do website www.trynordest.in disponibiliza de forma organizada toda a informação sobre os diversos agentes turísticos do território bem como os motivos de interesse para visitar: património, restauração, alojamento, artesanato, produtos da terra, espaços culturais, etc.

A informação detalhada, em português, inglês, espanhol e brevemente em Russo, associada a vídeos e imagens fotográficas, e georreferenciada mostram a cada utilizador o potencial turístico deste território, permitindo facilmente planear a sua estadia.

O projeto foi construído de baixo para cima. Nasceu da sentida necessidade de organizar e promover o setor do turismo na região e do interesse dos operadores individuais que, isoladamente sentem enormes dificuldades em promover os seus produtos e serviços. Cada um dos operadores que integram esta plataforma foi contactado e participou na execução do projeto. Alias, este envolvimento é a garantia de continuidade, uma vez que todos os atores envolvidos vão continuar a participar ativamente, quer na atualização de conteúdos, quer na divulgação e promoção da plataforma.

A Plataforma Try Nordestin’ foi financiada através do programa de cooperação Time Pyme, o programa encerrou, mas o projeto vai ter continuidade, não está concluído nem fechado. A ideia é continuar a integrar outros agentes, novos produtos e serviços e também alargar a plataforma a todo o território transmontano. A escala e a dimensão são uma mais-valia que este projeto pretende aproveitar e o Nordeste de Portugal é, naturalmente, um espaço bem definido, rico e com características naturais, paisagísticas, culturais, gastronómicas, etc., únicas no país.

Nesta fase de arranque a informação disponível é referente aos quatro concelhos que integram a área de ação da Corane (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais). A base de dado, o website e a aplicação móvel em Realidade Aumentada, as brochuras e material promocional diverso, são apenas ferramentas de trabalho para, agora sim, apostar na

 

promoção integral do território, levando toda esta informação aos mercados tradicionais e a novos mercados, conquistando novos públicos, dentro e fora de portas.

O Nordeste de Portugal não é um destino de massas mas pode e deve ser um interessante destino de experiências. Este território possui património natural único, beleza paisagística monumental, património edificado, história, cultura, tradição, gastronomia e a capacidade de saber receber bem. A população é afável e simpática, gosta de partilhar as suas vivências, os seus costumes com quem nos visita, tudo isto é uma riqueza que é preciso potenciar e aproveitar.