Jornadas Transnacionais WOLF – Wild Life & Farmers


Há sensivelmente dois anos que foi lançado o projeto de cooperação transnacional WOLF – Wild Life & Farmers, que envolve parceiros de Portugal, Espanha, Suécia, Estónia, Polónia e Roménia. Um projeto que incide na dicotomia “ser humano – vida selvagem”, no sentido de encontrar oportunidades sustentáveis à volta do recurso lobo (turísticas, agroambientais, etc.)
Os territórios implicados e os GAL participantes pretendem defender a compatibilidade e coexistência entre a vida selvagem e a pastorícia, potenciando esta última como atividade sustentável e necessária para a preservação da biodiversidade e valorizar a figura do agricultor/pastor como peça chave no contributo para a conservação do lobo.
No âmbito deste projeto foi organizado um debate entre os sectores e agentes envolvidos e elaborada uma proposta consensual que prevê uma solução a apresentar à Comissão Europeia.
Nas Jornadas Transnacionais que vão decorrer em Bragança e Vimioso (Santulhão), nos dias 21 e 22 de junho, vão ser apresentados os resultados deste projeto, por parte de cada um dos parceiros envolvidos. Vai também ser apresentado um documento único, que visa criar regras uniformizadas e legislação conjunta para a temática da preservação do lobo e da atividade pastorícia. Um documento que, de seguida, será encaminhado para a Comissão Europeia, subscrito por todos os parceiros deste projeto.