Jornadas de Trabalho para preparação da Estratégia de Desenvolvimento Local 2014-2020


Com o objetivo de preparar a estratégia de desenvolvimento local (ELD) para o próximo período de programação de fundos comunitários 2014-2020, a DESTEQUE e da CORANE, organizam jornadas de trabalho com promotores de projetos apoiados no período 2007-2013.

Trabalhar em rede, definir estratégias comuns, de forma participada, partilhando experiências e envolvendo na programação os agentes ativos no território, são os objetivos principais das jornadas de trabalho que a Desteque – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, e a Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, organizam nos dias 5 e 6 de junho, respetivamente.

As duas associações estão a iniciar os trabalhos de formulação da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) para o período de tempo compreendido entre 2014 e 2020. Esta estratégia beneficiará do apoio de diversos Fundos Comunitários, não só do FEADER mas também do FEDER e do FSE. Seguindo as orientações preconizadas a níveis comunitário nacional, a Estratégia a formular deve prosseguir uma abordagem de proximidade ao território e aos seus agentes e contar com o envolvimento da comunidade na sua preparação.

Neste contexto considera-se fundamental partir da experiência verificada nos últimos anos e ouvir os promotores de projetos apoiados sobre os resultados alcançados e aspetos a melhorar futuramente. Estas Jornadas de trabalho constituem assim um primeiro momento de partilha de informação e de envolvimento dos agentes locais na preparação da nova Estratégia.

 

DIA 5 DE JUNHO – DESTEQUE

HORA: Entre as 14h30 e as 17h30

LOCAL: Quinta Entre Rios,  Rua  das  Eiras  nº4.  Chelas, Mirandela,

GPS: 42º 30’ 48.61”N, -7º 12’ 19.52”W

 

DIA 6 DE JUNHO – CORANE

HORA: Entre as 14h30 e as 17h30

LOCAL: Escola Superior de Tecnologia e Gestão, IPB, Bragança

 

Participantes

Promotores dos projetos aprovados no âmbito da implementação do SP3 PRODER-abordagem LEADER na terra quente transmontana, medida 1.Diversificação da Economia e Criação de Emprego, ações 3.1.1 – Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola, 3.1.2 – Criação e Desenvolvimento de Microempresas e ação 3.1.3 – Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer, e, medida 2. Melhoria da Qualidade de Vida, ação 3.2.1 – Conservação e Valorização do Património Rural e ação 3.2.2 – Serviços Básicos para a População Rural.

 

Organização dos trabalhos

Os trabalhos obedecem exatamente à mesma organização nos dias 5 e 6 de junho.

14h30m – Sessão de abertura (em plenário)

Ponto de informação sobre as principais orientações para a elaboração da EDL para o período 2014-2020 e apresentação do programa de trabalho da DESTEQUE para a sua elaboração;

Apresentação dos objetivos e resultados esperados da Jornada de Trabalho;

-Organização dos trabalhos em atelier.

 

15h00 – Trabalho em ateliers

De forma a permitir um trabalho focado e aprofundado os promotores de projetos serão convidados a trabalhar em grupo de acordo com as afinidades dos projetos desenvolvidos. Prevê-se a realização de 5 ateliers, que funcionarão em paralelo, de acordo com as temáticas seguintes:

Atelier 1 – Turismo, constituído pelos promotores dos projetos aprovados nos domínios do turismo rural e agroturismo, animação turística, restauração.

Atelier 2 – Património, Educação e Cultura, constituído pelos promotores dos projetos aprovados nestes domínios.

Atelier 3 – Agroalimentar, constituído pelos promotores dos projetos aprovados neste domínio (produção, comercialização e promoção).

Atelier 4 – Serviços e outros, constituído pelos promotores dos projetos aprovados neste domínio, micro empresas (não agroalimentares).

Atelier 5 – Serviços de Proximidade e Sociais, constituído pelos promotores dos projetos aprovados nestes domínios.

Cada um dos ateliers desenvolverá o seu trabalho subordinado às seguintes questões orientadoras:

Quais os resultados atingidos pelo projeto e em que medida a sua realização contribuiu para o desenvolvimento do território?

Que tipo de medidas e de ações considera importante apoiar na futura EDL, que inovações introduzir?

 

16h30 – Sessão de Encerramento (em plenário)

Conclusões

Próximos passos no desenvolvimento da Estratégia 2014-2020

 

17h00 – Encerramento e merenda