História “Dinis e o Lobo” trabalhada em contexto escolar


De pré-escolar ao 4º ano do primeiro ciclo, os professores do Centro Escolar de Santa Maria, em Bragança, trabalharam com as crianças a história “Dinis e o Lobo”, um pequeno conto infantil, sobre a necessidade de preservar espécies protegidas como o lobo, editada pela Corane, com colaboração dos alunos deste Centro Escolar.

O pequeno livro tem como objetivo mudar atitudes e mentalidades, mostrar que os animais selvagens não são necessariamente maus, que possuem o próprio espaço, o próprio habitat, que é necessário respeitar e preservar e ate retirar rentabilidade ambiental e turística.

As crianças perceberam, sem a menor dificuldade, a mensagem e trabalharam em contexto de sala de aula, nas mais variadas disciplinas (Português, Estudo do Meio e até Matemática), os conteúdos do pequeno livro, o que originou uma excelente exposição sobre o tema. Na exposição, os pequenos usaram muita imaginação e criatividade mas também fizeram pesquisa, sendo o resultado altamente educativo.

O livro deu também origem à criação duas músicas infantis e uma peça de teatro.

Os alunos da turma CE 9 do 4ºano, responsáveis pela ilustração do livro, foram os protagonistas da peça de teatro que apresentaram a todos os colegas do Centro Escolar.

Os responsáveis pela edição desta pequena história foram convidados “de honra”, nestas atividades todas desenvolvidas pelo Centro Escolar e tiveram a oportunidade de revelar alguns “segredos” deste livro. Os seus conteúdos podem ser vistos de forma diferente, com recurso às mais recentes tecnologias de Realidade Aumentada. Com recurso a um telemóvel ou tablet e através da aplicação LUKAR, as páginas ganham vida, os desenhos feitos pelas crianças transformam-se em desenhos animados, com perguntas que testam a atenção dos mais pequenos. Essa demostração acaba sempre por ser o momento alto da apresentação da história, com as crianças a quererem ver e responder, em cada uma das páginas, brincar e aprender com as novas tecnologias.

Este livro foi editado no âmbito do projeto de cooperação transnacional “WOLF: Wild Life & Farmers”, que teve como grande objetivo, precisamente, contribuir para a promoção da coexistência pacífica da atividade pastorícia com o lobo. Com os resultados alcançados junto dos mais pequenos a Corane considera que os objetivos foram amplamente conseguidos e esta iniciativa transformou-se num sucesso, superando todas as expetativas iniciais.

A história foi desenvolvida pela empresa Conteúdo Chave Lda., responsável pela criação do conto, paginação e produção, e animação da história com conteúdos multimédia, através da aplicação LUKAR, igualmente desenvolvida por esta empresa com sede em Bragança.