“Dinis e o Lobo”, um conto infantil com conteúdos interativos


“Dinis e o lobo” é o título de uma pequena história infantil, criada no âmbito do projeto de cooperação transnacional “WOLF: Wild Life & Farmers”, que tem como objetivo principal contribuir para a promoção da coexistência pacífica da atividade pastorícia com o lobo.

A intenção deste pequeno conto foi tentar desmistificar, junto das crianças, a ideia do “lobo mau”, uma figura usada muitas vezes para assustar ou para coagir os mais novos e que acaba por condicionar a perceção que os mesmos criam em torno deste animal selvagem.

O conto não tem qualquer pretensão de se tornar em qualquer referência literária, foi produzida de forma amadora, com o auxílio indispensável de crianças, que foram as responsáveis pela “aprovação” da história e pela respetiva ilustração. O que pretende transmitir, colocando de lado toda a fabulação necessária para tornar a história mais interessante, é a necessidade de respeitar o habitat dos animais selvagens, neste caso do lobo, e de promover a convivência pacífica deste com a atividade pastorícia e com as populações.

A história foi criada com a ajuda dos alunos da turma CE 9 do 4º ano, do Centro Escolar de Santa Maria, Bragança, que fizeram toda a ilustração e “aprovaram” o conteúdo do pequeno livro.

A este pequeno livro estão associados diversos conteúdos multimédia que, através do uso de tecnologia de Realidade Aumentada, tornam a história mais divertida e mais dinâmica. Para aceder a estes conteúdos basta descarregar a aplicação LUKAR (gratuita), através de um smartphone ou tablet, focar a imagem e o livro ganha vida, as ilustrações ficam animadas. Surgem também algumas perguntas que ajudam as crianças a perceber a história.

O livro não se esgota na versão impressa, graças ao LUKAR, os conteúdos multimédia podem ser renovados continuamente, permitindo que outras crianças participem na dinâmica da história.

Este trabalho foi desenvolvido pela Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, o único Grupo de Ação Local (GAL) português que integra o projeto de cooperação com outras associações congéneres oriundas de Espanha, Estónia, Suécia, Polónia e Roménia.

Trata-se de um projeto financiado através do programa de desenvolvimento rural – PRODER.