Corane promove território na INTUR – Feira Internacional de Turismo de Interior (Valladolid)


De 21 a 24 de novembro a Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, marca presença na INTUR 2013, a Feira Internacional de Turismo de Interior, que decorre em Valladolid, Espanha.

Esta Feira anual desenvolve-se num espaço de 25 mil metros quadrados, conta com a presença de mais de 1200 expositores e com a visita de mais de 45 mil pessoas, operadores turísticos e consumidor final.

Nesta Feira a Corane leva o projeto Try Nordest’IN, uma plataforma criada para promover em conjunto os quatro municípios que representa (Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais), o património, a paisagem, a gastronomia, a cultura e as tradições, os equipamentos, bem como todos os agentes privados diretamente ligados ao turismo, nomeadamente artesãos, hotelaria, restauração, postos de venda de produtos tradicionais, entre outros.

No sector privado foi efetuado o levantamento de mais de 300 Pontos de Interesse (POI): artesãos, pontos de venda de produtos locais, adegas, unidades de produção de mel, fumeiro e outros, hotelaria, restauração, empresas de animação turística, etc.

A cada promotor local é associada descrição, galeria de imagem e vídeo, contatos e coordenadas GPS, que permitem ao visitante identificar, cada lugar.

Toda esta informação consta de uma Base de Dados digitalizada, distribuída através de uma API (Interface de Programação para Aplicações), para todos os parceiros que pretendam disponibilizar a mesma informação de forma direta, completa e pesquisável, seja para o on line tradicional (portais web, páginas de internet particulares, portais dos municípios, etc.) ou para aplicações mobile.

Está em fase de conclusão (já disponível para consulta) um portal na Internet, com o endereço www.trynordest.in, que vai ser a primeira plataforma a utilizar a API, e que vai permitir ao visitante fazer pesquisas de forma rápida e completamente interativa. No menu do portal temos informação sobre cada dos municípios, eventos mas também sobre a oferta turística organizada por grandes temas: Gastronomia, Aventura, Alojamento, Artesanato, Business, Circuitos, Cultural, Desporto e Lazer, Equipamentos e Serviços, Saúde, Indústria e Comércio, Natureza, Património e Lugares.

Toda esta informação, com as mesmas facilidades de pesquisa, vai ser transportada também para uma plataforma mobile.

A ideia do projeto assenta na necessidade de trabalhar com alguma escala e em rede. As redes sociais vão ser uma das ferramentas utilizadas para a promoção e nestas redes pretende-se envolver todos e cada um dos promotores envolvidos.

Muitos dos promotores não têm, até ao momento, qualquer presença on line, passam a ter um espaço próprio nesta plataforma e vão receber formação para aprender a rentabilizar o potencial da Internet e das redes sociais, uma formação que visa também estimular a união e o trabalho conjunto, tendo sempre como principio a defesa do território como um todo e em todas as suas vertentes.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do programa de Cooperação Transfronteiriça TimePyme.

barra apoios