Corane promove território e produtos na capital


Seis associações de desenvolvimento local, de norte a sul do país, uniram-se para organizar um Mercado dos Produtos Locais, que decorreu em Lisboa, no sábado, dia 26. Estas associações, entre elas a Corane- Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, que representa os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais, realizaram uma ação de promoção dos produtos e dos territórios, no Largo do Intendente, local onde em breve vai abrir uma loja gerida por vários GAL (Grupos de Ação Local) do país.

Nesta iniciativa a Corane levou mel, fumeiro, vinho e azeite, doçaria, folar, artesanato e muitos outros sabores bem característicos deste território. Realizou também, workshops de produção de cogumelos, ensinando os interessados a produzir cogumelos em casa.

Apesar do calor intenso, houve procura e, atraído pela simples curiosidade ou pela vontade de experimentar os sabores transmontanos, o público aderiu.

Recordamos que a loja que os GAL vão abrir no Intendente vai reunir os melhores produtos de norte a sul do país, sendo vista como uma importante fonte de escoamento e promoção do que melhor se faz em cada um dos territórios participantes.

No Mercado dos Produtos Locais estiveram presentes a CORANE, a TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR, TAGUS, ADER-AL E MONTE-ACE, representando a Terra Fria Transmontana, a Serra de Sicó, o Pinhal Interior Sul, o Ribatejo Interior, o Norte Alentejano e o Alentejo Central.

Esta iniciativa foi enquadrada no âmbito do Programa de Animação e Aquisição de Competências, financiado pelo PRODER.