Concurso de Doçaria de Castanha na Rural Castânea, Vinhais


Sendo a castanha um produto de excelência da região da Terra Fria Transmontana, com grande importância no desenvolvimento económico local, a Corane – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina, associou-se à Câmara Municipal de Vinhais para impulsionar a promoção deste fruto. Assim, no âmbito da Rural Castânea – Festa da Castanha, em Vinhais, que decorre de 25 a 27 de outubro, vai mais uma vez realizar-se  um concurso de doçaria de castanha, que conta com o apoio da Corane.

Os concorrentes podem apresentar os mais variados doces: bolos, tartes, pudins, bolinhos, compotas, etc.

O concurso decorre no dia 26 de outubro e o doce a concurso deve ser entregue no Secretariado da Rural Castânea, até às 12h00, desse mesmo dia.

Os doces são avaliados por categorias (Bolos (que se servem em fatia); Bolos de colher e pudim; Bolos pequenos, bolachas, biscoitos ou similares; Compotas e conservas) e os primeiros três classificados em cada categoria recebem prémios monetários.

A gastronomia e, neste caso específico, a doçaria, são aspetos a valorizar, que diferenciam a região, e que contam cada vez com mais adeptos.

Este concurso já é responsável pela preservação e promoção de receitas tradicionais, algumas em risco de se perder, e contribui para que também na restauração e pastelaria local se use cada vez mais a castanha como elemento diferenciador e de elevada qualidade.

ficha_inscrição_doçaria